quarta-feira, 18 de julho de 2012

Curiosidades sobre o frio



Estava eu hoje me perguntando, porque estava indo tanto ao banheiro fazer “xixi”, quando pensei está frio e por isso estou transpirando menos e de alguma forma essa água tem que ser excretada, dai o tanto das idas ao banheiro.
Por isso fui pesquisar algumas coisinhas achei interessante e resolvi compartilhar:
Ficamos mais sonolentos quando está frio?
Sim. Sair debaixo dos cobertores e edredons quentinhos já não é muito agradável, mas a sonolência se dá por causa da diminuição da luminosidade que acontece no inverno. O ciclo do sono é influenciado pela luz do sol, que regula a produção da melatonina, hormônio estimulado pela escuridão. Como no inverno escurece mais rápido, produzimos mais melatonina. É o excesso dela que dá mais soninho...
Temos mais fome no inverno?Sim. O corpo precisa de gordura para se manter aquecido, então, no frio, o apetite aumenta. Mas valem lembrar que mesmo o organismo pedindo mais comida, há riscos de se ganhar uns quilos a mais.

Ficamos mais tristes quando está frio?
Sim. Isso porque há indícios de que a melatonina também esteja relacionada à depressão. Onde há pouca luz, produz-se mais esse hormônio. Além disso, quando está frio ficamos mais introspectivos e caseiros. Existe até uma depressão de inverno, causada pelo cansaço e pelo isolamento social.
Fazemos mais xixi no frio?
Sim. Como transpiramos menos no inverno já que os póros ficam menos fechados, o rim e a bexiga precisam trabalhar mais para eliminar líquidos. A urina aumenta. Depois porque o frio gera pequenas contrações em todo o seu organismo, o que inclui a sua bexiga. Com a bexiga levemente contraída vc pode armazenar menos urina.
Isso se dá devido a menor quantidade de calorias queimadas no inverno e consequentemente menor transpiração.
Tanto a urina quanto a transpiração são meios de o corpo eliminar água e resíduos gerados no processo metabólico (como ureia e creatinina), além de minerais. “No frio, a eliminação pela pele é menor devido à vasoconstrição, ou seja, diminuição do calibre dos vasos sanguíneos que, entre outras coisas, reduz o suor”, afirma o médico nefrologista Luiz Estevam Ianhez, chefe do setor clínico da Unidade de Transplante Renal do Hospital das Clínicas de São Paulo. “Os hormônios que controlam a saída de líquidos pelos rins diminuem sua atividade quando a temperatura ambiente diminui e, além disso, há o aumento do metabolismo, processo que transforma os alimentos em energia e calor. Para manter a temperatura interna normal nessa época, o corpo necessita de mais comida e com isso há maior produção de resíduos a serem eliminados pela via urinária”, diz. No calor, urinamos entre 1 litro e 1,5 litro por dia, na média. Essa quantidade pode até dobrar num dia frio.  Entretanto, isso varia de pessoa para pessoa, já que o tanto de urina produzido depende bem mais da porção de líquidos ingeridos ao longo do dia, independentemente da estação do ano.

Por que sentimos mais frio nos pés e nas mãos?Com o inverno o sangue se concentra para aquecer os órgãos vitais que ficam na cabeça e no abdômen: cérebro, coração, rins, pulmão. O fluxo de sangue diminui nas extremidades, deixando mãos e pés gelados.

Por que a pele fica ressecada?
As glândulas sebáceas (que produzem oleosidade na pele), são removidas durante o banho quente, o que facilita a evaporação da água na epiderme.

Espero que tenham gostado.

Até logo!



Um comentário:

  1. legal ,muito boa as informações ,agora eu sei por que faço tanto xixi com a chegada do frio .Único jeito então já que moro aqui no sul e aquecedor e um monte de roupa.hehhe

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e muito obrigada pela visita.