quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Queremos milagre

Você gasta 8 horas sentado no trabalho, 2 horas no trânsito, 8 horas dormindo e 1 hora assistindo novela porque é que você pensa que seu corpo tem de ser proporcional justo àquela 1 hora em que fica na academia? Por que ser proporcional à 1 hora de academia em vez de ser proporcional às 2 horas de transito? Estamos falando do dobro de volume em tempo.

O que mais determina o perfil corporal que você apresenta é a dieta, a ponto de eu acreditar que campeonato de fisiculturismo quem vence é quem tem a melhor dieta porque treino, este todos os atletas fazem no máximo dos limites do corpo.

Pensa: costumamos ouvir por aí que a dieta equivale a 70% e os treinos 30% dos seus objetivos, claro, o exercício é disciplina e determinação de 1 a 2 horas por dia, a dieta são as 22 horas restantes... você pode passar 1 semana sem treinar seu peitoral, mas foge da dieta 1 semana... entenderam onde quero chegar?

Temos duas coisas diferentes: o exercício e a dieta. A combinação dos dois é capaz de mudar a sua aptidão física, desde que ambos estejam sincronizados. Portanto não existe melhor dieta, existe a dieta que é adequada ao tipo de treinamento que se faz, da mesma forma que o melhor planejamento de treino não é nada se não houver uma forma de se alimentar que te prepare para esta série em especial sob pena de você não conseguir completá-la ou trabalhar nas cargas que esta exige.

O exercício gera o estímulo. A dieta faz com que você seja capaz de realizar o trabalho proposto, se recuperar adequadamente dele e ganhar o perfil físico que programou.

Vamos para umas dicas rápidas de como aproveitar as principais janelas de oportunidades que o seu treinamento depende para ser bem sucedido:
 

1. Ao acordar: não existe não comer ao acordar. Ainda que você faça 20min de caminhada em jejum para ajudar o metabolismo a jogar gordura fora, a refeição da manhã é importante porque pelo jejum noturno, a absorção no nosso aparelho digestório está aumentada. Portanto, é um ótimo horário para se fazer uma refeição de absorção rápida com o intuito de fazer uma recuperação rápida do jejum noturno, consumir proteínas que ajudem na sua imunomodulação, proteger o corpo contra o catabolismo protéico e preparar seu físico para a exigência do dia que virá.
. Antes do treino: não confunda jejum gástrico com jejum metabólico. O fato de você fazer um lanche antes do treino e sentir seu estômago saciado não significa que a energia daquele alimento vai estar a disposição do seu trabalho físico na hora em que você precisar. É interessante termos duas refeições antes do horário da atividade física, de preferência pensando no tempo de absorção para garantir uma boa seção de exercícios. Uma saída interessante para esta situação é a utilização de suplementos alimentares.
3. Pós-treino imediato: essa refeição, logo após o término do treino e a refeição seguinte, entre 1 e 2 horas depois são fundamentais. Combinadas, acontecem no momento metabólico mais importante de quem treina para valer e respondem pela maior parte do sucesso. Foco nas refeições pós-treino. Nem  sempre é quando você tem a maior fome do dia, mas com certeza é quando a qualidade do que se ingere deve ser meticulosamente escolhida.
3. Ao dormir: ao dormir damos um impulso na síntese de proteínas e dar quantidade de proteína de alto valor biológico e absorção lenta, pouco carboidrato para não desequilibrarmos o balanço da insulina e gorduras boas para termos energia adequada ao nível de exigência física do momento.

Concluímos algumas coisas a partir destes dados:
1. quem não se alimenta em sincronia com o que se exercita fica cada vez mais longe do resultado esperado;
2. a dieta bem colocada permite que você tenha uma sessão de exercícios numa intensidade, volume e densidade satisfatórios;
3. uma refeição pós-treino adequada faz você se recuperar de uma forma que pode treinar em um período de descanso menor ou numa qualidade maior;
4. prolongar o jejum noturno por não fazer uma refeição matinal é trabalhar contra a melhora física;
5. a ultima refeição do dia deve privilegiar síntese protéica e equilíbrio insulinêmico, importantes para fazermos músculos e gastarmos gordura.

Nessa oportunidade ficamos por aqui. Se informe com seu personal trainer e procure um nutricionista especializado em exercício e atinja o sucesso que você deseja. É fácil, você só precisa de orientação. Esforço físico qualquer um faz, mas treinamento com aquisição de resultados é coisa séria.
 
NO PAIN NO GAIN (nada se consegue sem trabalho)

Fonte: Dr. Paulo Muzzy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e muito obrigada pela visita.