terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O que são os famosos termogênicos?

Que esta na moda e que todos estão à procura todo mundo sabe, mas o que realmente são os produtos, alimentos e funções dos termogênicos?
Eles realmente têm efeito? Emagrece?  Todas as pessoas podem consumir?  Existem contraindicações? Em que momento consumir para a prática de atividades físicas?
Tudo isso você confere agora:
O termo termogênico vem da palavra termogênese e tem seu significado grego: termo: (calor) e gênese: (origem) assim então a termogênese é o efeito da produção de calor causada por hormônios secretados pela glândula tireoide (importante glândula do nosso organismo que produz hormônios e tem como uma das suas principais funções regular o metabolismo) para que a temperatura do nosso corpo permaneça em equilíbrio.

A termogênese corresponde à energia na forma de calor gerada ao nível dos tecidos vivos. A quantidade de calor produzida é diretamente proporcional à taxa de metabolismo basal, quantidade de calor produzida no estado de repouso em presença de um ambiente térmico neutro onde nenhuma transferência de calor ocorre entre o organismo e o meio ambiente. 40-60% da energia proveniente da hidrólise do trifosfato de adenosina, ATP, é perdido sob a forma de calor.

A termogênese ocorre todos os dias no nosso corpo e é causada por um bom treino de atividades físicas ativas e também consumindo certos alimentos, várias substâncias tais como a vitamina do complexo B, cafeína e outros aminoácidos contribuem para a termogênese ser ativada.

Agora vamos às dúvidas mais frequentes:

Eles realmente têm efeito?  Emagrece?
Sim, ressaltando que os alimentos e/ou produtos por si só não trazem milagres. Devem-se ter hábitos alimentares saudáveis e prática de atividade física regular.

2º Todas as pessoas podem consumir? 
Não, pessoas hipertensas ou sedentárias. Não devem consumir.

3º Existem contraindicações?

A ingestão prolongada promove estímulo constante da lipólise, aumentando o número de ácidos graxos circulantes. Se o individuo é sedentário, essa gordura circulante pode-se depositar nos vasos, precipitando o desenvolvimento de arteriosclerose.
Doses acima de 420mg podem acarretar em arritmias, distúrbios gastrintestinais, alucinações e ansiedade.


Em que momento consumir para a prática de atividades físicas?

Produtos termogênicos, como por exemplo, a cafeína é rapidamente absorvida e apresenta seu pico de concentração sanguínea 1 hora após a ingestão, por tanto deve ser ingerida 1 hora antes dos treinos.
Bom, acho que deu pra entender um pouquinho sobre os termogênicos. Citarei em outro post os alimentos e os suplementos com ação termogênica.

Beijos*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e muito obrigada pela visita.