quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Por que sentimos fome?

Li uma matéria esses dias na revista que não lembro o nome agora, e achei interessante, fiz um resuminho e coloquei pra vocês o motivo de sentirmos fome. Vale a pena ler !!


- O agente da fome
Um hormônio chamado grelina é produzido no estômago no momento em que esse órgão se encontra vazio. Na circulação ele manda um sinal para o hipótalamo, estrutura do cerébro responsável pelo controle do apetite, que dá um aviso ao corpo : é hora de comer! Quando nos alimentamos, os níveis de grelina caem.

Meu bem você me dá...
 isso mesmo água na boca. Basta um pouco de apetite e um prato bonito para começarmos a salivar, Eis o motivo: a visão e o cheiro da comida instigam algumas áreas do cérebro, que por sua vez, aciona as glândulas produtoras de saliva na boca. O liquido é liberado, então, para preparar o terreno para receber o alimento.


Por que o estomâgo ronca?????????????

Boa pergunta né. Acho que nunca me perguntei qnto a isso... rs

O jejeum prolongado costuma ser acompanhado por aquele barulho que soa na barriga. Ele dá as caras quando os músuclos do estomâgo vazio começam a se mexer. Esses movimentos peristálticos empurram o ar que estava ali dentro da válvula pilórica, estrutura que divide o estomâgo e o intestino delgado, causando os típicos roncos de fome.


- O hormônio da saciedade
Quando comemos as células de gordura que compõem o tecido adiposo liberam uma substância conhecida como leptina. Quando ela estáalta, o individuo sente-se satisfeito. Mas, quando cai, surge aquela vontade de fazer um lanche. Por regular a fome, a leptina também influencia a perda ou ganho de peso.


Queremos energia!!

Passado um tempo depois da refeição, as taxas de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que bota a glicose para dentro das células, ficam baixas, sinal de que o corpo aproveitou toda aquela carga de energia. Quando o hipotálamo nota a falta de insulina no sangue, emite um alerta sobre a necessidade de comer. 

FIM !!! rs














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e muito obrigada pela visita.