terça-feira, 8 de maio de 2012

Atividade física e suplementação orientada


Atualmente a prática da atividade física tem deixado de ser atividade única e exclusivamente de atletas, ou seja, pessoas que se dedicam ao esporte. Sabe-se que a prática da atividade física regularmente é indispensável para a manutenção de uma boa saúde, e com isto tem-se valorizado o trabalho conjunto da nutrição e da prática da atividade física. A mudança que podemos visualizar nasce com o novo conceito de exercício, que contempla a saúde e a estética, prioriza o coração, mas também se preocupa com os músculos.
O conceito de nutrição também está sendo revisto. O modismo de dietas milagrosas vem sendo deixado de lado e substituído por uma alimentação balanceada, constituída de uma variedade de alimentos na quantidade e horários adequados.
A nutrição passa a ter um papel cada vez mais integrado é prática de exercícios, constituindo um binómio  que é um verdadeiro passaporte para a saúde: atividade física e alimentação balanceada.
O importante é acreditarmos na necessidade de deixar de lado os confortos da vida modernos, que nos tornam cada vez mais acomodados e adotarmos hábitos mais ativos, a prática regular de exercícios físicos e mudança de hábitos alimentares.
A prática da atividade física regularmente, nos traz os seguintes benefícios:
Aumento da autoestima;
Manutenção do peso corpóreo;
Alívio do stress;
Bem estar social;
Diminuição do isolamento social;
Diminuição da pressão arterial;
Aumento da  resistência muscular;
Diminuição da depressão;
Entre outros.
Uma alimentação adequada também é  fundamental para determinar o desempenho durante a atividade física.
A refeição pró-atividade física tem basicamente a função de evitar a hipoglicemia (queda de açúcar no sangue) e servir como fonte de energia para os músculos, já a pós-treino é importante para o processo de recuperação.
Alimentação Pré-treino
Não se deve permanecer em jejum antes do treino, é importante consumir carboidratos de baixo a moderado índice glicêmico uma hora antes do exercício. Ex.: suco de laranja, milho, banana madura, feijão cozido, maçã, péra, leite desnatado, frutose. A correta hidratação é a defesa mais eficaz contra o estresse térmico. Bebidas isotônicas são muito benéficas em atividades físicas de longa duração. Pode-se usar como suplemento a Maltodextrina ou o Carb up.
Alimentação Pós-treino
A alimentação pós-treino, é importante para o processo de recuperação muscular, e deve ser feita com carboidratos de alto índice glicêmico (para reposição rápida de glicogênio). São exemplos: açúcar, mel como fonte imediata de energia (dextrose), pão branco, batata, chocolate, passas.  Pode-se usar suplementos protéicos com quantidades mínimas de gordura, uma boa opção são os shakes protéicos ou aminoácidos, como 3 Whey Protein, Ultimate 5 whey Protein,Whey Pro2 Isolate. A proteína com o carboidrato é uma combinação excelente, sendo que alguns produtos já apresentam essa combinação.

2 comentários:

Deixe seu comentário e muito obrigada pela visita.