quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Sal marinho X Sal refinado

Como sou uma pessoa muiiiito “chata” com a QUALIDADE da minha alimentação também pelo fato de ser nutricionista, queria mudar o hábito de comer muito sal em meu dia-a-dia. Nós já adquirimos sódio dos alimentos, sem precisar adicioná-lo, como no caso do sal de mesa. Na verdade, se vivêssemos em ambiente bem natural, usando apenas alimentos retirados do meio ambiente puro, não precisaríamos de sal. Porém vivemos hoje uma situação mais artificial, sendo grande o nosso desgaste físico e a consequente perda de minerais importantes, seja pelo "stress", excesso de trabalho, perturbações emocionais e etc.
Não podemos viver sem sal, pela importância do cloreto de sódio para a manutenção do metabolismo e do equilíbrio do sistema imunológico, ou de defesa. De todo modo, a ingestão diária de sódio de uma pessoa não deve ultrapassar mais do que 1.800 mg a 2.300 mg por dia.

O meu comprei no shopping Mooca na loja Mundo Verde, da marca Jasmine. Pedi a minha mãe que preparasse as refeições apenas com este sal, depois de muito esforço até que consegui... rs Juro que nem senti a diferença e acho que na minha casa ninguém sentiu também, mas se tem uma coisa nessa vida que aprendi é que TUDO com o tempo você acaba se habituando.



Muita gente não sabe, mas a fonte é a mesma, o sal comum é o marinho transformado, vou explicar: O sal de mesa ou comum é resultante de um processo industrial que através de elevadas temperaturas e banhos SUCESSIVOS retira QUASE QUE EM SUA TOTALIDADE os benefícios do sal em seu estado natural (quase que 83%) o que sobra é cloreto de sódio ao qual são acrescentados vários compostos químicos.

O sal marinho nada mais é do que o sal em seu estado natural (sem passar por todos esses processos químicos que o fazem ficar com a cor branquinha, sequinho e bemmmm soltinho ) o sal marinho é mais úmido, por ex... mas o bem que ele faz vale à pena, sabem como é feita a extração do sal? O mar move-se ondularmente a milhares de anos, desgastando todos os minerais e pedras que existem no planeta, essas partículas ficam suspensas na água, o homem descobriu que, evaporando a água do mar, restaria o sal marinho, ao analisá-lo, verificou-se que todos os minerais presentes no sal marinho comparados com os minerais que um organismo humano precisa estavam lá quase que nas mesmas proporções, alguns elementos presentes no SAL MARINHO:
Enxofre, boro, bromo, césio, carbono, estrôncio, magnésio, potássio, sódio, alumínio, arsênio, bário, cobalto, flúor, fósforo, ferro, lítio, manganês, mercúrio, níquel, nitrogênio, ouro, prata, rádio, rubídio, selênio, silício, tório, urânio, vanádio, zinco, iodo... etc... etc.
Há, ainda, moléculas de todas as pedras do planeta, sejam de uma montanha ou do deserto. Tudo termina no mar, levado pelas chuvas. (a natureza é perfeita não?)
BENEFÍCIOS DO CONSUMO DIÁRIO DO SAL MARINHO:
Dá energia para os músculos, compensa os prejuízos da má alimentação, diminui a acidez gástrica, estimula a circulação sanguínea, respiratória, centros nervosos, os rins e as vias urinárias, elimina os ácidos tóxicos, Ácido Úrico, Ácido Láctico, em 3 semanas, há uma grande transmineralização e um enriquecimento extraordinário de cálcio, flúor, magnésio, o magnésio previne contra os transtornos do coração, o flúor fortifica os ossos, os dentes, tem grande efeito bactericida e antibiótico, produz um grande equilíbrio eletrolítico, regula os excessos de sódio ou potássio (baixa a pressão arterial, segundo estudos feitos na Espanha) evita os resfriados, é antialérgico, estimula a cura das feridas. Alivia a psoríase, os processos menstruais, combate o colesterol, os cálculos biliares, a senilidade, os minerais participam da cura de todas as doenças... TODAS.

Por isso vamos substituir o sal refinado pelo sal de cozinha. Nossa saúde agradece !!



4 comentários:

  1. Gostei de saber.... sempre tive essa dúvida. Vou experimentar!

    Monique, vc poderia preparar alguma coisa explicando sobre as semelhanças e diferenças: Batata, batata doce, mandioca, inhame, mandioquinha.... eu agradeceria!!!

    Bjs linda, teu blog tá muito bom e útil!!!

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, agora entendi. Realmente não tem nenhuma diferença, ele só é mais fininho, adoramos!! Bjus

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e muito obrigada pela visita.