terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

METABOLISMO: EXERCÍCIO, ALIMENTAÇÃO E EMAGRECIMENTO

Hoje li um artigo falando um poquinho a respeito de metabolismo e achei interessante dividir os tópicos mais importantes, visto que a maioria das pessoas comentam ter um metabolismo muito lento, e, com isso não conseguem emagrecer. Elas vivem fazendo essa ou aquela dieta da moda, ou que alguém fez e deu certo, ainda que não saibam como o metabolismo humano funciona mais detalhadamente. Mas o que a maioria das pessoas desconhece é que podemos acelerar o nosso metabolismo, o que é essencial para perdermos a gordura acumulada.


O QUE É METABOLISMO?

          Metabolismo é a taxa com que o seu corpo “queima” (transforma) calorias (unidade de medida de energia) para se manter vivo. É isso mesmo… o seu corpo queima calorias 24hs por dia, todos os dias, não importando se você “malha”, faz alguma atividade física, exercício ou não. Lembre-se que o seu corpo precisa de energia e nutrientes o tempo todo, mesmo quando você está dormindo! Portanto deixar de fazer refeições ou alimentar-se mal parece não é a melhor solução se o seu objetivo é perder peso com Saúde!

PORQUE O METABOLISMO DIMINUI?

          Quantas vezes você ouviu alguém dizer “assim que você chegar aos 30 o seu metabolismo vai diminuir”? Talvez você até mesmo já tenha dito isso. Esse é um bom exemplo de idéias que por serem muito repetidas, acabam sendo encaradas como uma verdade absoluta. MAS SAIBA QUE NÃO É!! NÃO PRECISA SER ASSIM!!

          Pesquisas indicam que o metabolismo não diminui significativamente de acordo com a idade, e sim com a falta de músculos, ou seja, a perda de massa muscular. E você não perde músculos de uma hora para outra só por ficar mais velho, e sim por causa da falta de uma atividade física, esta que causa um "estresse positivo" nos músculos, fazendo com que eles se mantenham fortes ou se desenvolvam mais, dependendo da maneira de como se pratica o exercício físico.

          Essas são as duas maiores causas que fazem com que o seu metabolismo seja reduzido (fique mais lento):

1) Perda ou carência de tecido muscular;

2) Diminuição das Atividades Físicas diárias.

          Você pode perder tecido muscular devido à falta de atividade física ou por não fazer uma alimentação adequada e disciplinada. Quando você pula refeições ficando muito tempo sem comer ou realizando uma restrição caloria muito alta, o seu corpo vai obter a energia que precisa consumindo o próprio tecido muscular (catabolismo). E, por uma necessidade de sobrevivência, por mais incrível que possa parecer, nesta situação, o corpo preserva os depósitos de energia ou seja as gorduras!!
           Nosso organismo entende assim, resumidamente: Restrição Calórica = Falta de Alimento = Não Desperdiçar Energia = Armazenar o Máximo = Reduzir Trabalho = Diminuir os Músculos

Logo:

MENOS EXERCÍCIOS >> MENOS MÚSCULOS >> METABOLISMO MAIS LENTO >> MAIOR ACÚMULO DE GORDURA

E
MENOS ALIMENTOS >> MENOS MÚSCULOS >> METABOLISMO MAIS LENTO >> MAIOR ACÚMULO DE GORDURA

          É por tudo isso, que a ATIVIDADE FÍSICA é de fundamental importância, e assim deve ser feita VIGOROSA e com VONTADE. E não menos importante é uma adequada dieta!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e muito obrigada pela visita.